sábado, 13 de novembro de 2010

(Evangelizando) Estação da vida

Percorrendo as ruas e avenidas apinhadas nos pontos de transporte coletivo, ou observando as muitas pessoas partindo e chegando a nossos portos, vi muitos olhares e gestos que refletem alegrias e esperanças, tristezas e angústias que, sendo dos homens e mulheres de nosso tempo, são também dos discípulos de Cristo, pertencem também ao horizonte da Igreja, pois não há qualquer realidade verdadeiramente humana que não encontre eco em seu coração (cf. Constituição Pastoral Gaudium et Spes, sobre a Igreja no mundo de hoje, n° 1). Identifico em todos os olhares o desejo de encontrar um oásis no qual se possa beber água viva, uma estação de esperança no meio do burburinho da cidade.

Os cristãos, qual procissão que passa pelas ruas da cidade, trazem em si, ainda que em potes de barro (cf. II Cor 4, 7), o tesouro que é resposta portadora de sentido para a existência humana. “Diante de uma vida sem sentido, Jesus nos revela a vida íntima de Deus em seu mistério mais elevado, a comunhão trinitária. É tal o amor de Deus, que faz do homem, peregrino neste mundo, sua morada: “Viremos a ele e viveremos nele” (Jo 14,23). Diante do desespero de um mundo sem Deus, que só vê na morte o final definitivo da existência, Jesus nos oferece a ressurreição e a vida eterna na qual Deus será tudo em todos (cf. 1 Cor 15,28). Diante da idolatria dos bens terrenos, Cristo apresenta a vida em Deus como valor supremo: de que vale alguém ganhar o mundo e perder a sua vida? (cf. Mc 8,36). Diante do subjetivismo da busca desenfreada do prazer, Jesus propõe entregar a vida para ganhá-la, porque quem aprecia sua vida terrena, perdê-la-á (cf. Jo 12,25). É próprio do discípulo de Jesus Cristo gastar a vida como sal da terra e luz do mundo. Diante do individualismo, o Senhor nos convoca para vivermos e caminharmos juntos. A vida cristã só se aprofunda e se desenvolve na comunhão fraterna. O Ressuscitado nos disse “um é seu mestre e todos vocês são irmãos” (Mt 23,8). Diante da despersonalização, Jesus ajuda a construir identidades integradas” (Documento de Aparecida 109-110).

O segredo é muito simples, pois os cristãos foram marcados com o selo da Santíssima Trindade, tendo sido batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Sim, a Trindade é resposta e caminho a ser percorrido para nosso tempo. A vida mais íntima de Deus não é a solidão, pois Deus é família, Pai e Filho e Espírito Santo. O sentido da vida humana está em viver em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Cada pessoa voltada para fora, superando a inútil e vazia afirmação de si mesma em detrimento dos outros.

Nosso Senhor Jesus Cristo se mostrou continuamente voltado para o Pai, a quem nos ensinou a orar dizendo “seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. Para Ele eram fundamentais a intimidade com o Pai na oração nas tantas vezes em que se dirigia a lugares desertos, a sede do Reino que deve vir e estar perto, a certeza de Sua “hora”, conhecida pelo Pai e a confiança absoluta n'Aquele que cuida de todos e de tudo com Sua Providência Amorosa. O Pai, por sua vez, amando o Filho desde toda a eternidade, quer que todos O ouçam e O glorifiquem sempre. O Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, suscita a profissão de fé, anima e acompanha a Igreja e explica todas as coisas, no tempo da Igreja, enquanto esperamos a vinda gloriosa do Senhor. A Trindade Santa não é entendida com a pretensão da inteligência humana, mas é vivida, fruto da graça derramada! A Trindade é um contínuo jogo de amor, desde toda a eternidade. E por este amor livre e gratuito, tudo foi pensado, criado, salvo e santificado!

Quem é cristão peregrina pela vida afora como portador de comunhão e de vida. Ninguém passa em vão ao seu lado, pois é fonte de água viva, conforme a promessa do Senhor. Torna-se braço estendido aos sofredores, voz dos que são mudos ou foram calados, olhos para os cegos, coração capaz de amar a todos. Quando desperta, ao fazer o sinal da cruz, decide-se a viver não em próprio nome ou de qualquer outro, mas vive em nome do Deus uno e trino. Será ele o primeiro a dar o passo, indo ao encontro das outras pessoas, a partir do cumprimento matinal e em todas as suas iniciativas. Com os dons que recebeu de Deus, aplicará sua inteligência para fazer o bem, em todos os ambientes. Sentir-se-á missionário nos encontros e desencontros de seu cotidiano, superando a indiferença, o medo dos outros e a desconfiança. Por causa de sua fé, aprenderá a parar pelas estradas, como bom samaritano, chamado a curar as chagas físicas, emocionais e espirituais das pessoas. De fato, cada cristão é uma estação da vida, na qual os outros podem repousar e se fortalecer.

Dom Alberto Taveira Correa

Arcebispo de Belém - PA

Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém - PA

Veja original em: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=12084

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Blog Shalom - Carmadélio

Noticias - Mundo

Publicidade e divulgação

Tempos Litúrgicos e festas

Tempos Litúrgicos e festas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Canção Nova FM

Labels

namoro Bento XVI juventude amor amar Sexo Deus JMJ 2008 Formação Vídeo Amizade Jovens evangelizar internet Eleições InFORMAÇÃO Notícias Partilha Pessoal Santos oração relacionamentos Amizade com Deus Clipe Jovem Quaresma Radicais castidade mulher sexualidade Bíblia Eucaristia Homossexualidade Igreja JMJ 2011 Jesus Paz Pornografia Rádio Radical felicidade ficar homem homossexualismo namorar pecado radical santidade vontade de Deus voz de Deus Ano novo Beato João Paulo II Comportamento Cristãos Curiosidade Espírito Santo Futuro Missionariedade Novidades do Blog Palestras em Vídeo Páscoa Reflexão Relacionamento com Deus Rezar Vocação amigos ato sexual chamado chat coração desânimo dicas erótico jejum limites matrimônio música ouvir paixão reconciliação saudade sentido ser católico tecnologia testemunho vontade 1 ano 1º de Janeiro de 2011 AIDS Advento Alegria Arte Bate-papo Beatos Blogueiros Confissão Cristo Decepção Dependência Dia dos Namorados Divirta-se Drogas Encíclica Evangelho Evangelho em Cordel Feliz Natal Guias Humor Jornada Liturgia Maria Mensagem Mensagem de Páscoa Mentira Moysés Azevedo Natal Natal 2008 Nome Onomástico Para saber Perdoar Prof. Felipe Aquino Práticas de Jejum Razão Religiosidade Revolução Jesus 2011 Rosa de Saron Sacramento Santa Teresa de Jesus Santa Teresinha Semana Santa Sempre Jovem Velhice Futuo Solidão Tempo Tempo Litírgico Tentação Tríduo Pascal Verdade Virgindade aba afetividade anel de compromisso anunciadores apego aprender atual beleza bendizer camisinha celebração celular construir derrota diferente encontro entender erros escolha espaço eterno história homilia inimigo livre memória missão moda mudança ouvidos palavras pecados capitais pessoas preconceito preservativos promiscuidade próximo pureza quem sou eu radicalidade evangélica reconhecimento de si reportagem rock santificar sensualidade silêncio sofrimento talentos temor transar valor valores vencer virtude vitória