quinta-feira, 11 de novembro de 2010

E tu? Vem e segue-me?

Talvez nos inquiete o coração quando ouvimos Jesus dizendo no Evangelho ao jovem rico, e a tantos outros, palavras como “vende o que tens e segue-me”. Ficamos imaginando como deviam ser fortes essas palavras e falamos para nós mesmos que, com certeza, se fossem para nós, o seguiríamos sem dúvida nenhuma. O próprio Cristo nos chamando a segui-lo... Mas sentimo-nos aliviados por pensar que esse chamado não é mais para nós, Cristo não chama mais desta forma. Será?


Mais que nunca urge em nós o apelo de sermos uma Igreja missionária. Deus suscita no coração de muitos a inquietação de partimos em missão, de deixarmos tudo e seguir a Cristo.

“Mestre onde moras?”. A inquietação do homem do Evangelho é também a nossa. Pensamos que o homem está insensível a Deus, ao transcendente, mas pelo contrário, o homem está cada vez mais desejoso de encontrar-se com a Verdade e a busca de várias formas e em vários lugares. Estamos, entretanto, cansados de meias verdades, de apelos moralistas, ou de lugares que nos oferecem vida melhor, mas que longe de nos realizarem só aumentam o desejo de algo mais, como uma sede e fome insaciável.

O chamado divino àqueles que Ele escolheu não deve ser visto nunca como um peso, ao contrário, como uma grande graça, pois o próprio Deus quer que sejamos próximos, amigos, conhecedores da sua verdade, Ele que por amor, quer fazer-nos plenos.

A resposta de Cristo a essa sede insaciável é o “vinde e vede”. Cristo nos chama a sabermos onde ele mora. Ele mora no coração do homem que, amargo, espera a paz, no coração do jovem que em busca da felicidade é flagelado pelas drogas, das famílias que fechadas à vida, esperam uma vida melhor e de muitos que, isolados, caem na depressão ou no suicídio por não encontrarem sentido em sua vida. Na missão mora o Cristo, pobre, casto e obediente e lá, esquecendo-nos de nós mesmos e dando a nossa vida pelo Outro e pelos outros, encontraremos o próprio Cristo e a felicidade.

Não adianta medirmos perdas e ganhos. Nossa vida merece ser gasta em algo nobre e verdadeiro. Quanto tempo e qualidade de vida perdemos em coisas que passam. Precisamos empregar o melhor de nós naquilo que é digno, naquilo que merece a dedicação de nossa vida e que é eterno.

Gostaria ainda de elencar dois pontos importantes para a vida missionária:

O primeiro pronto é a experiência. A missão é uma resposta de gratidão. O coração é tocado por Deus e inflamado por seu amor de tal forma que não há limites para o dar-se. Só quem teve uma experiência com o Amor de Deus é capaz de deixar tudo, suas comodidades, e planos e aderir de forma incondicional aos planos de Deus. Onde não há uma experiência de ouvir a voz que chama, não há resposta.

O segundo ponto é a renúncia. Toda escolha por algo implica uma renúncia. O mérito desta é que só se abre mão de coisas caras para nós, quando encontramos o tesouro mais precioso. De fato, quando descobrimos a vida de Cristo, o seu amor, a eternidade, somos capazes de abrir mão de todos os “tesouros” que temos para comprar aquele que ofusca o brilho de todos os outros.

Toda essa renúncia que brota da experiência não é vã, pois “onde há oferta há fogo!”, é o que costuma dizer o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo. Os frutos da oferta são abundantes, a começar pela própria vida de intimidade com o Senhor, a vida no Espírito, a maturidade humana, o crescimento nas virtudes, a descentralização de si mesmo, a pobreza de estar nas mãos de Deus, a humildade, etc.

Que o Senhor nos dê a graça de encontramos o precioso tesouro que Ele tem para nós.

Franco Michel, Missionário e seminarista da comunidade de vida Shalom.

Original em: http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=4940

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Blog Shalom - Carmadélio

Noticias - Mundo

Publicidade e divulgação

Tempos Litúrgicos e festas

Tempos Litúrgicos e festas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Canção Nova FM

Labels

namoro Bento XVI juventude amor amar Sexo Deus JMJ 2008 Formação Vídeo Amizade Jovens evangelizar internet Eleições InFORMAÇÃO Notícias Partilha Pessoal Santos oração relacionamentos Amizade com Deus Clipe Jovem Quaresma Radicais castidade mulher sexualidade Bíblia Eucaristia Homossexualidade Igreja JMJ 2011 Jesus Paz Pornografia Rádio Radical felicidade ficar homem homossexualismo namorar pecado radical santidade vontade de Deus voz de Deus Ano novo Beato João Paulo II Comportamento Cristãos Curiosidade Espírito Santo Futuro Missionariedade Novidades do Blog Palestras em Vídeo Páscoa Reflexão Relacionamento com Deus Rezar Vocação amigos ato sexual chamado chat coração desânimo dicas erótico jejum limites matrimônio música ouvir paixão reconciliação saudade sentido ser católico tecnologia testemunho vontade 1 ano 1º de Janeiro de 2011 AIDS Advento Alegria Arte Bate-papo Beatos Blogueiros Confissão Cristo Decepção Dependência Dia dos Namorados Divirta-se Drogas Encíclica Evangelho Evangelho em Cordel Feliz Natal Guias Humor Jornada Liturgia Maria Mensagem Mensagem de Páscoa Mentira Moysés Azevedo Natal Natal 2008 Nome Onomástico Para saber Perdoar Prof. Felipe Aquino Práticas de Jejum Razão Religiosidade Revolução Jesus 2011 Rosa de Saron Sacramento Santa Teresa de Jesus Santa Teresinha Semana Santa Sempre Jovem Velhice Futuo Solidão Tempo Tempo Litírgico Tentação Tríduo Pascal Verdade Virgindade aba afetividade anel de compromisso anunciadores apego aprender atual beleza bendizer camisinha celebração celular construir derrota diferente encontro entender erros escolha espaço eterno história homilia inimigo livre memória missão moda mudança ouvidos palavras pecados capitais pessoas preconceito preservativos promiscuidade próximo pureza quem sou eu radicalidade evangélica reconhecimento de si reportagem rock santificar sensualidade silêncio sofrimento talentos temor transar valor valores vencer virtude vitória