domingo, 7 de agosto de 2011

Dentro de alguns dias terá início a Jornada Mundial da Juventude de Madri. Do dia 16 a dia 21 de agosto a cidade espanhola vai se transformar na capital mundial da juventude. Desde julho de 2008, quando Bento XVI anunciou no encerramento da JMJ de Sidney, que Madri seria a sede seguinte da Jornada, a cidade se prepara para esse grande evento.

Já se inscreveram mais de 440.000 jovens de 170 países diferentes. Como foram esses últimos meses de preparação?

Este ano de 2011 começou com um sopro de ar fresco para a organização: “Em janeiro deixamos a fase de planificação para dar início já à implementação dos planos realizados de acordo com a Santa Sé e com as três administrações públicas envolvidas; e para enfrentar todos os preparativos com a necessária dedicação, foram divididos os 7 departamentos em 16 áreas operativas; e foram incorporadas muitas pessoas, a maioria delas voluntários a tempo integral ou parcial”, explica Yago de la Cierva, diretor executivo da Jornada.

O objetivo principal é que “os jovens encontrem em Madri uma cidade acolhedora e passem ali alguns dias “inesquecíveis”, assegurou De la Cierva.

Os países anfitriões de cada JMJ transmitem nas suas respectivas edições o seu próprio cunho. Como aconteceu nas JMJ anteriores “são sobretudo os convidados que marcam o estilo da festa: por isso, as características da JMJ 2011 serão dadas pelos jovens que este ano estarão entre os dias 16 e 21, que são distintos dos da edição anterior ou da seguinte”, assegurou De la Cierva. As peculiaridades da edição espanhola reflete também “do ponto de vista dos conteúdos, a cultura e a religiosidade espanholas, pois tudo está enraizado nos vinte séculos de tradição católica do país; e desde o ponto de vista dos horários, também as muitas atividades que terão lugar pela noite”, concluiu o diretor executivo da JMJ.

A Jornada Mundial da Juventude encontra-se estruturada em três grandes áreas: as cerimônias principais, o programa cultural e as catequeses. Quase todas as cerimôniais principais serão presididas pelo Papa, exceto a missa inaugural de 16 de agosto. No dia 18 celebra-se a chegada de Sua Santidade na área da Praça de Cibeles. No dia seguinte se realizará a Via Sacra da Jornada no Paseo de Recoletos, na qual, cada estação estará representada por uma etapa da Semana Santa espanhola. Finalmente, no fim-de-semana, o aeródromo de Cuatro Vientos será testemunho da celebração, da vigília e da missa de encerramento.

O Santo Padre terá também encontros e cerimônias mais curtas com professores universitários, religiosas, seminaristas, voluntários, pessoas portadoras de deficiência e doentes.

O programa cultural da JMJ ocupará as ruas e os diversos cenários que oferece a capital espanhola. Madri irá se encher de mais de 300 atividades relacionadas com a cultura. Museus como El Prado, Thyssen ou o Reina Sofía serão cenários de exposições e itinerários pictóricos com motivos da Jornada Mundial da Juventude.

As catequeses terão lugar entre o dia 17 e o dia 19 em mais de 200 igrejas de Madri. Bispos de todo o mundo vão se encontrar com os jovens da Jornada Mundial da Juventude.

A JMJ torna-se um evento tão importante na vida dos jovens que nove de cada dez peregrinos consideram que as Jornadas mudaram ou estão mudando suas vidas e mais de 90 % afirma que seu motivo para ir à JMJ Madri é ter uma nova experiência e difundir a mensagem de Jesus Cristo. É o que diz uma pesquisa realizada pelo Gabinete de Análise Demoscópico (Gad) entre os assinantes da newsletter da Jornada.

Além disso, a sondagem mostra que 88% se inscreveu na JMJ para estar com pessoas que pensam como eles e quase 87% dos jovens, para conhecer outras pessoas. Entre outras razões, também destacam 'contribuir a melhorar a sociedade' (81,7 por cento), 'descobrir o sentido de sua vida' (78,9 por cento) ou 'visitar e conhecer a Espanha' (67,4 por cento).

Do mesmo modo, os resultados revelam que mais de 60 por cento dos peregrinos esperam da JMJ de Madri que fortaleça seu compromisso com a Igreja e os ajude a converter-se em comunicadores da mensagem da Igreja, e que mais da metade confia que este evento reforçará o compromisso dos jovens com a sociedade e lhes permitirá conhecer gente de todo o mundo.



(Rádio Vaticano)


Fonte: http://www.comshalom.org/noticias/exibir.php?not_id=5030

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Blog Shalom - Carmadélio

Noticias - Mundo

Publicidade e divulgação

Tempos Litúrgicos e festas

Tempos Litúrgicos e festas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Canção Nova FM

Labels

namoro Bento XVI juventude amor amar Sexo Deus JMJ 2008 Formação Vídeo Amizade Jovens evangelizar internet Eleições InFORMAÇÃO Notícias Partilha Pessoal Santos oração relacionamentos Amizade com Deus Clipe Jovem Quaresma Radicais castidade mulher sexualidade Bíblia Eucaristia Homossexualidade Igreja JMJ 2011 Jesus Paz Pornografia Rádio Radical felicidade ficar homem homossexualismo namorar pecado radical santidade vontade de Deus voz de Deus Ano novo Beato João Paulo II Comportamento Cristãos Curiosidade Espírito Santo Futuro Missionariedade Novidades do Blog Palestras em Vídeo Páscoa Reflexão Relacionamento com Deus Rezar Vocação amigos ato sexual chamado chat coração desânimo dicas erótico jejum limites matrimônio música ouvir paixão reconciliação saudade sentido ser católico tecnologia testemunho vontade 1 ano 1º de Janeiro de 2011 AIDS Advento Alegria Arte Bate-papo Beatos Blogueiros Confissão Cristo Decepção Dependência Dia dos Namorados Divirta-se Drogas Encíclica Evangelho Evangelho em Cordel Feliz Natal Guias Humor Jornada Liturgia Maria Mensagem Mensagem de Páscoa Mentira Moysés Azevedo Natal Natal 2008 Nome Onomástico Para saber Perdoar Prof. Felipe Aquino Práticas de Jejum Razão Religiosidade Revolução Jesus 2011 Rosa de Saron Sacramento Santa Teresa de Jesus Santa Teresinha Semana Santa Sempre Jovem Velhice Futuo Solidão Tempo Tempo Litírgico Tentação Tríduo Pascal Verdade Virgindade aba afetividade anel de compromisso anunciadores apego aprender atual beleza bendizer camisinha celebração celular construir derrota diferente encontro entender erros escolha espaço eterno história homilia inimigo livre memória missão moda mudança ouvidos palavras pecados capitais pessoas preconceito preservativos promiscuidade próximo pureza quem sou eu radicalidade evangélica reconhecimento de si reportagem rock santificar sensualidade silêncio sofrimento talentos temor transar valor valores vencer virtude vitória