terça-feira, 14 de setembro de 2010

Para conhecimento de quem já pode votar: As respostas dos presidenciáveis no debate

Na segunda-feira (25-08-2010) tivemos o debate eleitoral entre os presidenciáveis, com a presença de três dos quatro mais pontuados da eleição. Infelizmente Dilma Russef por alegar problemas de agenda não pôde participar. Porém um post no twitter da candidata sobre o show de uma banda jovem levantou polêmicas sobre sua não participação.

Abaixo após cada assunto resumimos o que o candidato argüído respondeu. Nas perguntas, feitas no segundo e terceiro bloco houve réplica e tréplica, as quais pusemos seqüencialmente às suas respostas.

O presidente precisa acreditar em Deus e isto o influenciar?
- Marina e Serra -  confirmaram a importância da influência de Deus no presidente e em sua condução ao país
- Plínio - disse querer usar o tempo para reclamar da ausência da Dilma, pois os três presentes todos conhecem, mas a candidata é desconhecida e mais que todos deveria ter vindo.

Reforma agrária – marina – disse ser importante e ter sido formada com chico mendes

Símbolos religiosos
– plínio – é contra. não há necessidade da igreja insistir em ter símbolos em repartições públicas,as tenha em igreja.

Economia
– serra – é contra o Brasil ter a maior taxa de juros do mundo, ter impostos tão altos, e o investimento do governo é a penúltima do mundo. Isto está errado , e pode atrapalhar no futuro o desenvolvimento do Brasil.

Homofobia 
- plínio – é a favor total da lei anti homofobia. Só não aceita os cristãos não poderem dizer que isto é pecado.
- serra – não acredita que a opção sexual deva ser motivo de discriminação. Mas as igrejas tem o direito de pregar aquilo que for sua fé. Teria que analisar a lei pois não pode impedir as religiões de manifestar a fé.
- plínio – se tiver na lei algo contra as religiões isto precisaria ser tirado.
- serra – deve haver inclusive meios de impedir a violência , pois existem até quem persiuição e morte aos homossexuais, o que a homofobia ela vem feito. Não pregar sobre é uma coisa, a humilhaçao é outra.

Aborto
- Marina – a vida do ser humano é algo inegociável, ela mesma é contra, mas há pessoas a favor. Assim por ser algo ético, filosófico, político, então é preciso debater o assunto, e o congresso só pode decidir se a população se manifestar.
- Plínio – não dá para discutir, é contra o aborto, pela fé também não é, mas não pode obrigar ninguém a querer o que ele quer, como é algo que traz problemas pro Brasil, então promoverá o debate defendendo seu partido.
- Marina – há diversas mulheres sofrendo por causa disto, a sociedade deve fazer o debate.
- Plínio – defenderá o que defende o partido. Respeita e defende os dois lados e não imporá o que pensa.

Distribuição de Camisinhas
 -  Serra – organizou a campanha de distribuição das camisinhas que foi elogiado e deu muitos bons resultados. Não deixará de se manifestar contra o sexo precoce, e a favor do monogamismo.
- Marina – não será a lei que fará campanha de castidade.
- Serra – uma frente de trabalho deve ser levado em conta as pessoas é da grande quantidade de gente que tem hiv e podem contaminar outros.
- Marina – não quer impor sobre ninguém o que é pecado e o que não é pecado

Censura
- Plínio – é contra a censura. Mas regularizar via um conselho é importante.
- Serra – controle social é muito perigoso. Mídia, opinião pública, ser regulado é anti-democrático
- Plínio – o conselho tem que estar igreja, evangélico , muçulmano, e todos os representantes. Vai ter conselho social.
- Serra -  a sociedade precisa controlar, mas via conselho não é o correto.

Pesquisas eleitorais
- Serra – a pesquisa que vale é a do dia da eleição. Ganhou eleição com pesquisa que lhe era contrário. Procura extrair indicações dela, mas está disposto, convicto de que poderá fazer coisas boas pras pessoas. E vê nas ruas aspectos muito positivos de acolhimento.
- Marina – está muito animada para andar o Brasil inteiro divulgando seu plano. não sabe por que os demais ficam tão nervosos com pesquisas, ela mesma não fica. 
- Serra – não fica nervoso com as pesquisas. É muito importante pro Brasil que ele ganhe a eleição.
- Marina – as pessoas querem discutir o problema pro Brasil. Este debate é importante por que em vez de ficarem se digladiando ficam é esclarecendo suas idéias pro Brasil.

Violência
- Marina – não concorda com ministério de segurança. defende uma mudança na sociedade, com valorização de cultura de paz, e não ficar pondo remendos
- Plínio – precisa é cidadania. Conselho de segurança do bairro sobre o policial
- Marina – polícia pacificadora é boa idéia, mas ela não resolve problema. É preciso uma visão correta
- Plínio – policiais precisam respeitar cidadão e não ter discriminação.

Trem bala, hidrelétricas e transposição
- Serra -  prefere responder um a um dividindo o tempo. se for pago pelo setor privado concorda. Mas se for do governo, que é do povo brasileiro, não está certo. Desapropriações, custos, e a garantia pro BNDES vai ser pago com despesas de passagem, o que precisaria ser pago.
- Plínio – concorda com o Serra, o trem bala tem que ser público pra não discriminar. Transposição é agronegocio. E hidrelétrica é bolsa empreiteira.
- Serra – não temos sistema de carga pro Rio bom. Se o governo for pagar, então pague os das grandes cidades, que resolve muito problema.
- Plínio – belo monte, não se justifica, é obra só pra dar dinheiro pra empreiteira,  

Socialismo
- Plínio – o programa do psol dá soluções concretas para a sociedade.
- Marina -  modelo de desenvolvimento diferente, sustentável, há um fracasso ao capitalismo no cuidado do ser humano, o socialismo também não se mostrou eficiente.
- Plínio – o discurso da marina é conciliação. Isto não é política, o pessoal dela chamou ela de ecocapitalista. O que ela pensa do capitalismo.
- Marina – temos situação gravíssima, pessoas perdendo sua vida, não com visão entre mal e bem, o mundo é mais complexo.

Compor seu trabalho com outros
- Marina – tem se que evitar a satanização através de rótulos, não tem problema de compor o governo com os melhores do pt, psdb, psol. Não acredita que só no partido dela tenha gente boa.
- Serra – a forma de governar é sem discriminação. Nomeou peritos que eram de outro partido. Independente de aliança. No ministério desfez todo o loteamento possível , dar cargos por favores.
- Marina – a reforma política é necessário, como senadora viu de tudo, a construção de política que ponha o que é melhor pro brasil precisa ser feito.
- Serra – a conciliação entre os diversos setores é preciso. Em assuntos que envolvem todas as esferas é preciso contar com todas elas, como uma equipe só,  é preciso todas as instâncias por exemplo lutarem contra a criminalidade a violência, é por isto que precisa de um ministério para coordenar as ações.

Idade Penal
- Serra – é contra o rebaixamento da idade penal. Por princípio e questão prática. Onde foi feito não teve influência concreta. É preciso mudar a lei para permitir a retensão por mais tempo para casos como o de assacínio, até para tratamento psquiátrico. O PSDB já encaminhou este pedido já algumas vezes.
- Marina – não há oportunidade para os jovens. É contra o rebaixamento, é preciso tratar estes jovens com equipe multi disciplinar.
- Serra – é preciso ter ações para que o jovem não entre na vida criminal. A exemplo do que já foi feito, fez projetos culturais diversos,
- Marina – é preciso dar oportunidade é melhores cuidados para os jovens

PNDH 3 e família
- Marina – o 1º plano destes tinha todos estes tópicos há muitos anos atrás, desta vez porém juntaram diversos assuntos, como uma panacéia. A família é algo muito importante, pois sem ela não dá para ter condição de vida digna. É preciso ter experiência de amor, para poder amar.
- Plínio – os direitos humanos precisam ser respeitados. Não tem nada no pndh que precise ser reavaliado, nem entende por que tanta confrontação a seus respeito. A pessoa tem direito haja o que houver.
- Marina – família precisa ter vida digna, se não será fadada a fracasso e desagregração.
- Plínio – a pessoa que devia estar aqui é a dilma para responder isto, para defender aqui o pndh, mas não está, está agora twittando.

Penas não prisionais
- Plínio – é simpático a idéia, mas não conhece. Quer denunciar o sistema carcerário, o mal tratamento. O direito humano é independente do que a pessoa faz. Uma sociedade menos violenta, e o capitalismo produz violência.
- Serra – é a favor de penas não carcerárias, mas para os não perigosos. Pois tem experiência como o de Brasília promoveu novos crimes. Mas o que tem que diminuir no brasil é o crime, e isto precisa diminuir. E hoje algo que é produção de crime é as drogas. A superlotação também por sua vez piora a situação da recuperação.
- Plínio – é possível a pena não prisional, precisa evoluir à não violência. Não conhece, está sendo discutido.
- Serra – penas alternativas para quem não é perigoso é necessário, pois precisa-se diminuir a super lotação.

Habitação
- Marina – a política atual não atende adequadamente a todos. defende política que atendam mais as populações de baixa renda.

Agricultura
- Plínio – o regime capitalista só favorece o agronegócio que só se importa com ganhar dinheiro. Nossa resposta é junto com os bispos e pastoral da terra que toda propriedade de mais de mil hectares produtividade e não produtivo seja desapropriado para ser distribuído. O regime capitalista precisa ser derrotado por um que respeite as pessoas.

Plebiscito do Aborto
- Serra – durante a assembléia constituinte quiseram fazer plebiscito sobre a pena de morte. Este juntou uma frente parlamentar contra o plebiscito, pois não pode ser resolvido assim. Quanto ao aborto não pode ser resolver assim. O PNDH falou isto. A dilma talvez não queira ter vindo por causa disto, este iria discriminalizar quem é contra o aborto, pois este programa quer fazer do aborto um direito humano.

Educação religiosa
- Serra – não devia ser obrigatória, mas opcional. Agora escolas que possam ser da igreja, tem toda a condição de por no currículo, digo que possa ser opcional do tipo não impedir de passar adiante. Não vê porém como fornecer um tipo de aula para cada religião.

Plínio – a religião precisa ser objeto de estudo. Precisa ter objeto de estudo, mas facultativo, e tratando o prof de religião ganhando com qualquer outro. Pode até dividir a classe de acordo com a religião. Cada confissão religiosa poderá fazer sua profissão sobre o assunto

Marina – o homem tem sua dimensão espiritual. E a lei de diretrizes diz que a matéria tem que ser opcional, e esta foi a favor, pois não devia reprovar. Mas se as pessoas quiserem um aprofundamento de matéria poderiam solicitar.

Considerações finais
Marina – agradece aqueles que promoveram o  debate. O brasil foi governado por tanta gente que promoveu crescimento pro Brasil, aos quais citou e precisa agora promover crescimento tantas dar educação e diversos pilares a sociedade que precisam ser dados.

Plínio – é contra o capitalismo, é o que acaba promovendo tantas desigualdades. A própria Igreja em recente campanha promoveu uma reflexão sobre o assunto.

Serra – agradece o debate, agracece os que vieram para dizer o que pensam. Infelizmente a Dilma não pode vir para dizer o que de fato pensa. Agradece também tantas pessoas católicas as quais citou tão importante em sua vida, dentre elas Zilda Arns.  

Entrevistas após o debate
Serra - Foi bom pois todos puderam dar sua opinião. A dilma porém não veio , infelizmente fugiu ao debate. Está muito satisfeito por ter exposto o que pensa. Agradeceu pessoas que foram tão importantes para sua vida.

Marina – foi muito útil por questões diversas, foi importante para se ver as questões e idéias de cada um. Veio para ser coerente com o que pensa.

Plínio – achei o debate muito bem feito, não devia haver em outros debates a exclusão de algum candidato. Só sente que a Dilma  que é a desconhecida, pois todos sabem o que pensam, e ela não vem , fica tuitando , a igreja estava aqui, o cardeal de SP, as pastorais todas. É um desaforo o que foi feito com os católicos.


(extraído de: http://www.comshalom.org/noticias/exibir.php?not_id=3596)

(Nota do autor do post: Galera, pensem bem em quem vocês vão escolher para o governo do nosso país... este debate foi tansmitido pela Rede Vida de Televisão em parceria com a Rede Canção Nova de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Blog Shalom - Carmadélio

Noticias - Mundo

Publicidade e divulgação

Tempos Litúrgicos e festas

Tempos Litúrgicos e festas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Canção Nova FM

Labels

namoro Bento XVI juventude amor amar Sexo Deus JMJ 2008 Formação Vídeo Amizade Jovens evangelizar internet Eleições InFORMAÇÃO Notícias Partilha Pessoal Santos oração relacionamentos Amizade com Deus Clipe Jovem Quaresma Radicais castidade mulher sexualidade Bíblia Eucaristia Homossexualidade Igreja JMJ 2011 Jesus Paz Pornografia Rádio Radical felicidade ficar homem homossexualismo namorar pecado radical santidade vontade de Deus voz de Deus Ano novo Beato João Paulo II Comportamento Cristãos Curiosidade Espírito Santo Futuro Missionariedade Novidades do Blog Palestras em Vídeo Páscoa Reflexão Relacionamento com Deus Rezar Vocação amigos ato sexual chamado chat coração desânimo dicas erótico jejum limites matrimônio música ouvir paixão reconciliação saudade sentido ser católico tecnologia testemunho vontade 1 ano 1º de Janeiro de 2011 AIDS Advento Alegria Arte Bate-papo Beatos Blogueiros Confissão Cristo Decepção Dependência Dia dos Namorados Divirta-se Drogas Encíclica Evangelho Evangelho em Cordel Feliz Natal Guias Humor Jornada Liturgia Maria Mensagem Mensagem de Páscoa Mentira Moysés Azevedo Natal Natal 2008 Nome Onomástico Para saber Perdoar Prof. Felipe Aquino Práticas de Jejum Razão Religiosidade Revolução Jesus 2011 Rosa de Saron Sacramento Santa Teresa de Jesus Santa Teresinha Semana Santa Sempre Jovem Velhice Futuo Solidão Tempo Tempo Litírgico Tentação Tríduo Pascal Verdade Virgindade aba afetividade anel de compromisso anunciadores apego aprender atual beleza bendizer camisinha celebração celular construir derrota diferente encontro entender erros escolha espaço eterno história homilia inimigo livre memória missão moda mudança ouvidos palavras pecados capitais pessoas preconceito preservativos promiscuidade próximo pureza quem sou eu radicalidade evangélica reconhecimento de si reportagem rock santificar sensualidade silêncio sofrimento talentos temor transar valor valores vencer virtude vitória