domingo, 25 de janeiro de 2009

Deus se utiliza dos talentos que você tem para evangelizar!


O Papa Bento XVI tem dito em suas catequeses, toda quarta-feira, que é para nós olharmos para esse gigante da fé, para o homem que é São Paulo. Quando a Igreja coloca um santo diante de nós, não é para adorarmos a imagem. A imagem representa apenas que ele é santo, é modelo de vida, viveu como Deus quis. Ser santo é fazer a vontade do Senhor. "Faça o que Deus quer e queira aquilo que Deus faz”, dizia São Ligório.

Como o santo consegue saber o que tanta gente quer, o que todo mundo pede? No céu tudo é diferente. Agora eu estou aqui e não posso estar na minha casa, mas lá no céu não existe isso. É por esse motivo que os santos ouvem todo mundo e atendem a todos pelo poder de Deus. Quando você faz um culto ao santo, você faz um culto a Deus, pois ele é santo por causa do Senhor. Nosso culto não para no santo, ele vai para Deus. A Cristo nós adoramos e aos santos nós veneramos.

Quem foi São Paulo? Este Apóstolo da Igreja nasceu onde hoje é a Turquia, na cidade de Tarso. Ele era cosmopolitano, ou seja, sabia diversas línguas. Pedro não foi aos confins da terra porque ele não sabia diversas línguas, ao contrário de Paulo. Por isso, Deus utilizou tanto desse homem. O Senhor utiliza de nossos talentos, então, se você tem facilidade em estudar línguas, química, física; estude! Jesus utilizará disso para evangelizar.

Há muitos cristãos que acham que ser intelectual não é bom, que destrói a fé. Não tenham medo da cultura, do intelecto, pois, Deus precisa disso para a evangelização. É preciso formar intelectuais do Senhor! Quem é universitário cristão, seja um profissional competente para que você use essa competência a serviço do céu, como São Paulo utilizou para evangelização do mundo. Quando este Apóstolo se converteu, percebemos a riqueza de como ele sabia da Sagrada Escritura pelas suas cartas.

Indo para Damasco, Paulo se encontrou com Jesus e Ele o perguntou: “Paulo, por que me persegues?” O Senhor não perguntou "Por que persegues os cristãos?”, pois, quando se persegue os cristãos, se persegue diretamente a Jesus. Foi neste momento que Paulo se converteu. Ele pregava com tanto ardor que teve que sair de Damasco, porque começou a ser perseguido.

São Barnabé foi buscar Paulo em Tarso, então, os dois seguiram para Jerusalém a fim de encontrarem-se com Pedro, Tiago e João. Embora Paulo fosse o gigante, muito mais inteligente que Pedro, ele era submisso a Igreja. Se o cristianismo não se abrisse ao mundo pelas mãos de Paulo, de Pedro; ele seria apenas uma seita judaíca.

Deus fez de São Paulo o pregador dos gentios, dos pagãos. Ele foi para muitos lugares fortalecendo as comunidades. Esse homem tinha a evangelização como um fogo nas veias, e é isso que o Papa quer que nós aprendamos durante esse Ano Paulino.

Você pode pensar: "Eu não sou como São Paulo, não sei falar, não sei pregar”. Você pode, sim, meu irmão e minha irmã. O importante é ter a vontade de evangelizar, ter o encontro com Cristo como Paulo, fazer a vontade de Deus. A gente precisa aprender a ter fidelidade a Jesus Cristo dentro da nossa realidade.

Este Apóstolo não escondia o Evangelho, é preciso evangelizar como Paulo, dentro da verdade. Não podemos ser 'evangelizadores light,' precisamos estudar o catecismo da Igreja Católica, a Biblía, os ensinamentos de Jesus. Se você viver aquilo que está escrito nesses livros, estará sendo um verdadeiro católico. Não é fácil viver como Jesus quer, por isso, Ele disse que quem quiser O seguir que pegue a sua cruz e siga-O. Que o Senhor faça de nós como São Paulo, não em Roma, não em Tarso, mas aqui na nossa Igreja, na nossa paróquia.

Prof. Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Formado em Matemática, tendo concluído o Mestrado e o Doutorado em Engenharia Mecânica. É pregador de Retiros de Aprofundamentos, em todo o país.

Blog Shalom - Carmadélio

Noticias - Mundo

Publicidade e divulgação

Tempos Litúrgicos e festas

Tempos Litúrgicos e festas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Canção Nova FM

Labels

namoro Bento XVI juventude amor amar Sexo Deus JMJ 2008 Formação Vídeo Amizade Jovens evangelizar internet Eleições InFORMAÇÃO Notícias Partilha Pessoal Santos oração relacionamentos Amizade com Deus Clipe Jovem Quaresma Radicais castidade mulher sexualidade Bíblia Eucaristia Homossexualidade Igreja JMJ 2011 Jesus Paz Pornografia Rádio Radical felicidade ficar homem homossexualismo namorar pecado radical santidade vontade de Deus voz de Deus Ano novo Beato João Paulo II Comportamento Cristãos Curiosidade Espírito Santo Futuro Missionariedade Novidades do Blog Palestras em Vídeo Páscoa Reflexão Relacionamento com Deus Rezar Vocação amigos ato sexual chamado chat coração desânimo dicas erótico jejum limites matrimônio música ouvir paixão reconciliação saudade sentido ser católico tecnologia testemunho vontade 1 ano 1º de Janeiro de 2011 AIDS Advento Alegria Arte Bate-papo Beatos Blogueiros Confissão Cristo Decepção Dependência Dia dos Namorados Divirta-se Drogas Encíclica Evangelho Evangelho em Cordel Feliz Natal Guias Humor Jornada Liturgia Maria Mensagem Mensagem de Páscoa Mentira Moysés Azevedo Natal Natal 2008 Nome Onomástico Para saber Perdoar Prof. Felipe Aquino Práticas de Jejum Razão Religiosidade Revolução Jesus 2011 Rosa de Saron Sacramento Santa Teresa de Jesus Santa Teresinha Semana Santa Sempre Jovem Velhice Futuo Solidão Tempo Tempo Litírgico Tentação Tríduo Pascal Verdade Virgindade aba afetividade anel de compromisso anunciadores apego aprender atual beleza bendizer camisinha celebração celular construir derrota diferente encontro entender erros escolha espaço eterno história homilia inimigo livre memória missão moda mudança ouvidos palavras pecados capitais pessoas preconceito preservativos promiscuidade próximo pureza quem sou eu radicalidade evangélica reconhecimento de si reportagem rock santificar sensualidade silêncio sofrimento talentos temor transar valor valores vencer virtude vitória