O Papa Bento XVI, que neste final de semana realizou visitas pastorais em Dioceses italianas, na manhã deste domingo, 18, deixou o Santuário de Nossa Senhora da Guarda, nas proximidades de Gênova, e se dirigiu ao Hospital Pediátrico Giannina Gaslini, onde cerca de três mil pessoas o aguardavam. O Papa esteve, ainda, na praça Matteoli, de onde se dirigiu a cerca de 5 mil jovens. Em sua mensagem, pediu que sejam 'fora de moda': "As modas passam rapidamente, são uma corrida frenética. A juventude da bondade, ao contrário, fica para sempre. Posteriormente, recitou o Ângelus e concluiu sua viagem pastoral presidindo uma Missa na Praça da Vitória.
Discurso aos jovens
Bento XVI se dirigiu então à praça Matteoli, no centro de Gênova, para um encontro com cerca de cinco mil jovens da Diocese, que o receberam com muito entusiasmo, mesmo com muita chuva. "A verdadeira juventude, não é uma questão de idade, de vigor físico, de forma física, de eficiência. Teoricamente, a juventude deve ser sinônimo de alegria, mas nem sempre é assim. Existem, infelizmente, muitos jovens que são velhos dentro, que se arrastam, mesmo quando possuem bens como a cultura, um emprego satisfatório, relações sociais e perspectivas", disse. "Sejam unidos, ajudem-se a viver e crescer na fé e na vida cristã, mas não se fechem; sejam humildes, mas não alienados; sejam simples, mas não ingênuos. Pensem, mas não sejam complicados; dialoguem com todos, mas continuem si mesmos", disse o Papa, exortando os jovens.
Para Bento XVI, que tem 81 anos, "ser jovem significa descobrir coisas que não passam com o correr dos anos". E continuou: "Quando um jovem descobre os valores verdadeiros e nobres, não envelhece nunca, mesmo que o corpo siga as leis da natureza. Permanece jovem sempre no coração e irradia juventude, ou seja, bondade, porque a bondade prescinde do passar do tempo". "Podemos dizer que somente quem é bom e generoso é realmente jovem", dise. Assim, pediu a eles que sejam jovens 'fora de moda': "As modas passam rapidamente, são uma corrida frenética. A juventude da bondade, ao contrário, fica para sempre. Aliás, será perfeita e resplandecente no Céu, com Deus", recordou.
Ângelus
No final do encontro com os jovens, do palco montado no centro da praça, o papa rezou a oração do Ângelus em conexão com a Praça São Pedro e várias emissoras de rádio e canais televisivos. A oração mariana foi precedida, como sempre, de algumas palavras. Bento XVI foi muito aplaudido quando citou seu predecessor, João Paulo II, que, assim como ele, quis iniciar sua visita pastoral a Gênova com uma benção do Santuário de Nossa Senhora da Guarda. "O templo, no alto de uma colina, domina a cidade e vela por seus habitantes". Assim, o papa confiou a cidade a Maria, invocando a sua materna assistência aos pastores, às pessoas consagradas e aos leigos: anciãos, famílias e jovens. Em seguida, o Papa recordou a história da região da Ligúria, constelada por igrejas e santuários, entre mares e montes, e agradeceu a Deus pela fé robusta e tenaz das últimas gerações, que escreveram páginas memoráveis de civilização. "Gênova sempre foi uma terra aberta ao Mediterrâneo e a todo o mundo. Vários missionários partiram deste litoral em direção às Américas e a terras distantes."
Aos jovens comprometidos no caminho vocacional, Bento XVI exortou a não terem medo de um itinerário formativo sério e exigente. E na conclusão da Missa, lançou um apelo a crescer na dimensão missionária: "De fato, a Trindade é ao mesmo tempo unidade e missão: quanto mais intenso é o amor, mais forte é o impulso a difundir-se, a dilatar-se, a comunicar-se".
Pesquise aqui o que você procura!
Blog Shalom - Carmadélio
Noticias - Mundo
Publicidade e divulgação
Tempos Litúrgicos e festas
Canção Nova FM
Labels
namoro
Bento XVI
juventude
amor
amar
Sexo
Deus
JMJ 2008
Formação
Vídeo
Amizade
Jovens
evangelizar
internet
Eleições
InFORMAÇÃO
Notícias
Partilha Pessoal
Santos
oração
relacionamentos
Amizade com Deus
Clipe
Jovem
Quaresma
Radicais
castidade
mulher
sexualidade
Bíblia
Eucaristia
Homossexualidade
Igreja
JMJ 2011
Jesus
Paz
Pornografia
Rádio Radical
felicidade
ficar
homem
homossexualismo
namorar
pecado
radical
santidade
vontade de Deus
voz de Deus
Ano novo
Beato João Paulo II
Comportamento
Cristãos
Curiosidade
Espírito Santo
Futuro
Missionariedade
Novidades do Blog
Palestras em Vídeo
Páscoa
Reflexão
Relacionamento com Deus
Rezar
Vocação
amigos
ato sexual
chamado
chat
coração
desânimo
dicas
erótico
jejum
limites
matrimônio
música
ouvir
paixão
reconciliação
saudade
sentido
ser católico
tecnologia
testemunho
vontade
1 ano
1º de Janeiro de 2011
AIDS
Advento
Alegria
Arte
Bate-papo
Beatos
Blogueiros
Confissão
Cristo
Decepção
Dependência
Dia dos Namorados
Divirta-se
Drogas
Encíclica
Evangelho
Evangelho em Cordel
Feliz Natal
Fé
Guias
Humor
Jornada
Liturgia
Maria
Mensagem
Mensagem de Páscoa
Mentira
Moysés Azevedo
Natal
Natal 2008
Nome
Onomástico
Para saber
Perdoar
Prof. Felipe Aquino
Práticas de Jejum
Razão
Religiosidade
Revolução Jesus 2011
Rosa de Saron
Sacramento
Santa Teresa de Jesus
Santa Teresinha
Semana Santa
Sempre Jovem Velhice Futuo
Solidão
Tempo
Tempo Litírgico
Tentação
Tríduo Pascal
Verdade
Virgindade
aba
afetividade
anel de compromisso
anunciadores
apego
aprender
atual
beleza
bendizer
camisinha
celebração
celular
construir
derrota
diferente
encontro
entender
erros
escolha
espaço
eterno
história
homilia
inimigo
livre
memória
missão
moda
mudança
ouvidos
palavras
pecados capitais
pessoas
preconceito
preservativos
promiscuidade
próximo
pureza
quem sou eu
radicalidade evangélica
reconhecimento de si
reportagem
rock
santificar
sensualidade
silêncio
sofrimento
talentos
temor
transar
valor
valores
vencer
virtude
vitória